Início > espanha, jornal dos bichos, lince, mundo dos animais, população, projeto > Lince-ibérico: Projecto espanhol de Conservação dá passos importantes no sentido da recuperação da poppoulação de Doñana

Lince-ibérico: Projecto espanhol de Conservação dá passos importantes no sentido da recuperação da poppoulação de Doñana

Três anos depois de o primeiro animal de Sierra Morena ter sido libertado em Doñana surge a confirmação da primeira ninhada de 2ª geração de linces com genes de ambas as populações, coincidindo com a 3ª acção de reforço populacional.
O projecto espanhol de conservação in-situ do Lince-ibérico na Andaluzia, onde ocorrem as duas últimas populações reprodutoras da espécie na natureza, anunciou recentemente avanços importantes no sentido de recuperar a população mais pequena.
A população de Doñana, para além de ter apenas 73 indivíduos (em contraste com a da Sierra Morena que é composta por 180 linces) é especialmente vulnerável porque possui uma baixa variabilidade genética.
Para contrariar esta debilidade tem sido implementado em Doñana um programa de reforço populacional, que passa pela libertação de animais capturados na Sierra Morena. Este programa iniciou-se em 2007 com o traslado do macho Baya.
Em 2008 Baya acasalou com uma fêmea de Doñana que deu à luz Esencia que se estabeleceu com sucesso como macho territorial em 2009, tendo por sua vez acasalado com a fêmea Alcornoque. Deste cruzamento nasceu uma ninhada de 4 crias que constituem a segunda geração de linces “mista”, com genes de Doñana e Sierra Morena, a primeira ninhada F2, um marco para o programa de reforço populacional de Doñana.
Este passo importante coincide com a realização da 3ª acção de reforço, com a libertação num cercado de adaptação de Eider (fêmea adulta nascida em 2008) e Floreal (macho adulto nascido em 2009), reforçando as esperanças de recuperação da população de Doñana.
fonte:lifelince
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: